21 de agosto de 2011

TM2 Canyon Open Beta: Opinião e primeiras impressões

Com algumas horas de jogo creio já poder dar uma opinião inicial sobre o jogo. Indo por tópicos:

Lançamento: Começou com Ubifail, os processadores de pagamento não conseguiram suprir a demanda e o jogo ficou indisponível para compra por várias horas. Usuários reportaram filas e problemas para receber os seriais. Fiz a compra no dia seguinte e não tive absolutamente qualquer problema(Sorte?).

Compra: O custo foi de 20 dólares. Acessível para um título casual. o maior problema aqui é falta de uma opção para compra em moeda nacional. Não há nenhuma informação sobre o lançamento de uma versão em caixa.

Recepção: A opinião dos jogadores é variada. A jogabilidade é o principal alvo de críticas. Há muitos servidores cheios, muito mais que no TM United(atualmente). Neste momento vai chegando a 10 mil contas registradas, das quais cerca de 50 são de brasileiros.

Instalação: Sem problemas. Segue o padrão dos jogos anteriores. Instalador tem 800MB de tamanho. Depois de instalado ocupa pouco mais de um gigabyte.

DRM: Nenhum. No 1º acesso cria-se a conta, onde é pedido o serial. Pelo menos isso, tanto Nadeo como Ubisoft têm história de DRMs draconianos.

Requisitos: Requer placa de vídeo compatível com Pixel Shader 2.0 e 512MB de memória. O consumo de memória RAM e processador são similares ao TMUF. O jogo tem um bug impede de reduzir a qualidade das sombras, nos PCs mais antigos é complicado rodar em uma resolução dita "normal".

Som: Sem grandes melhorias em comparação ao TMF.

Gráficos: Superior à qualquer versão anterior, porém fica atrás de alguns títulos recentes.

Jogabilidade: Na minha opinião, parece muito artificial. Ao correr normal é pesada, similar ao Stadium. Ao driftar fica muito leve. Forte aceleração. É difícil antecipar a reação do carro. Não há qualquer controle aéreo. Perde o controle facilmente em terreno irregular. Stunts e colisões são randômicas. Vai do gosto de cada jogador, para mim, depende da pista.

Sistema de danos: É apenas visual. É algo a mais ao jogo, é divertido ver o carro amassar depois de uma pancada.

Câmeras: As tradicionais câmeras 2 e 3 continuam no mesmo lugar, a nova câmera 1 é similar à cam2, porém mais distante. A nova câmera 7 parte do carro e não do topo da pista. Ainda acho que a antiga era mais prática.

Ladder: Segue a mesma fórmula do TMF.

Cobres/Coppers: Renomeados para planets, espero que tenham mais utilidade no TM2. Veja aqui mais informações sobre como obtê-los.

Desafio: É divertido de jogar. As paredes tiram pouca velocidade. Um mau traçado afeta bastante o tempo final. Não acredito que tenha o mesmo potencial para e-sport que o Stadium, todavia, não sou a pessoa mais indicada para falar sobre esse assunto.

Menus: Seguem a fórmula de sempre, simples e prático.

Interface: Sem grandes mudanças. Uma única coisa não me agradou: O cronometro de tempo restante fica fora da linha de visão. No topo direito da tela(como no TMF), ou no centro é mais cômodo.

Editor: Uma grande quantidade de blocos, porém carece de opções de cenário.
- Alguns blocos criam o terreno automaticamente, o que facilita um bocado;
- O recurso de copiar e colar funciona bem, embora um pouco confuso;
- A opção de criar macroblocos parece ser útil;
- Pilares são criados automaticamente, todavia acabam gerando obstáculos ao sobrepor uma via;
- É necessário computar sombras ao salvar a pista para poder jogá-la Online, a opção "Very fast" está desativada, então PCs mais lentos(como o meu) não podem computar sombras.

Bugs: O que mais incomoda é não poder reduzir as sombras abaixo de "Alto". Aqui, o lag fica insuportável em qualquer resolução acima de 800x600.

Resumo: Ainda é uma versão beta e certas coisa podem melhorar. O jogo cumpre a maior parte do que promete. Muita coisa vai da preferência de cada jogador. À primeira vista achei fraco e pouco inovador, deixa muito a desejar.

Maiores pontos positivos:
- Danos ao carro;
- Gráficos;
- Aprendizado rápido;
- Ausência de DRM;
- Interface e menus;
- Preço acessível.

Maiores pontos negativos:
- Falta de inovação;
- Falta de opções de cenário;
- Jogabilidade não favorece Stunts;
- Ausência de modo de compra em moeda brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário