13 de outubro de 2012

ModNation Racers

ModNation Racers é um jogo de corrida para consoles. Um dos seus principais destaques é a presença de um bom editor de mapas.

É mais focado na diversão que em competições. Conta com gráficos cartoonescos, mas bonitos.

Não possuo o jogo, mas pelos vários vídeos disponíveis na Web podemos ter uma ideia geral e compará-lo ao editor do TrackMania. Como no TM, há vários cenários. Coincidência ou não, há nele Canyon, Valley, Alpine e Coast.

 

Bem simples e ao mesmo tempo, bem completo.

Primeira coisa interessante a notar: Os blocos podem ser postos livremente, sem ficarem atrelados a um grid ou limitados quanto à rotação, coisa que a engine GameBox do TrackMania não permite. No ManiaPlanet, a partir da versão Beta 1.3, há o modo de objeto, onde pode-se posicionar blocos customizados em qualquer posição.

O terreno e as estradas são desenhados livremente(e podem ser redesenhados mais tarde) Texturas e blocos especiais(como Checkpoints) podem ser aplicados sobre o caminho criado.

Com esse editor pode-se criar cenários muito realistas. Por outro lado, não parece ter a precisão milimétrica do editor do TrackMania, não sei se é possível entrar com as coordenadas exatas dos blocos no ModNation Racers. Creio que seria difícil reproduzir uma pista FullSpeed, Press Forward ou uma transição de terreno complexa com esse editor.

Para o pessoal que gosta de criar mapas, este pode ser um excelente jogo. Para os fãs de TrackMania, aqui estão boas ideias para as futuras versões.