3 de outubro de 2011

TrackMania 2: Canyon - Review

Em dois posts anteriores expus minha opinião sobre o beta e minha impressão geral. Aqui está minha review organizada e detalhada sobre o jogo. Por tópicos:

Compra
- TM2:Canyon custa 20 dólares no site oficial. Não é caro comparado à maioria do títulos atuais.
- Para brasileiros é necessário cartão de crédito internacional.
- Não é possível comprar em moeda brasileira. Devido à uma adequação do Paypal às leis do nosso amado e adorado governo, usuários brasileiros do Paypal não podem mais fazer conversão de real para dólar pelo site de pagamentos.
- Não há qualquer informação sobre o lançamento de uma versão em caixa. Disponível apenas em download.

Instalação e requisitos
- O instalador tem cerca de um gigabyte, depois de instalado ocupa pouco mais de 1,5GB.
- O consumo de memória RAM é um pouco mais alto que o TMUF. 1GB são suficientes para rodar sem problemas.
- Requer compatibilidade com Pixel Shader 2.0.
- Pode rodar com vídeo AGP, porém o desempenho é sofrível e ocorrem problemas frequentes.
- Não possui DRM. Já tem versões pirata espalhadas pela Web.
- À quem pretende continuar jogando TMF com frequência sugiro desmarcar a opção "associar extensão .gbx ao ManiaPlanet" durante a instalação. Isso gera conflitos entre os jogos. É um problema que existe há anos e afeta todos os games da Nadeo. Perderam a oportunidade de resolver esse problema, de novo.

Interface
- Para quem já está familiarizado com o TMF os menus não geram qualquer obstáculo. A maior parte da interface do TM2 é uma cópia seca do TMF, digna de Ctrl C + Ctrl V.
- Uma mudança: As telas de carregamento têm uma janela com screenshot da pista e oponentes para escolher. Quanto ao modo Online, simplesmente a tela de resultados congela e aparece a barrinha de carregamento no canto inferior direito da tela.
- Já o editor foi bastante modificado, agora todos os ícones ficam numa barra na parte inferior da tela.
- O ManiaHome ocupa dois terços da página inicial do jogo. Lista de amigos, atualizações, bookmarks e fórum abrem em abas.

Aplicativo e estabilidade
- Abrindo o executável em um editor hexadecimal pude ver que contém strings exclusivas para uso do ShootMania. Isso significa que todos os jogos do ManiaPlanet compartilharão a mesma aplicação - esperemos que não vire um balaio de gato.
- Durante três anos com o TMUF creio ter tido no máximo um ou dois crashes por falha do jogo - ótimo. Com o TM2, mesmo depois do lançamento final os travamentos continuaram frequentes - mas não a ponto de ser intolerável.
- O uso de recursos do computador(memória e processamento) continua sem picos ou qualquer problema, apenas o tradicional aumento de consumo de memória em pistas grandes.
- Quantidade de bugs é considerável, muitos foram comunicados durante o beta, porém não foram corrigidos.
- O patch opcional do dia 17 de setembro deu uma "tapeada" nas opções indisponíveis do launcher: Ao invés de corrigir o problema, a Nadeo simplesmente removeu as opções, dando um belo "migué" no pessoal que tem PCs mais antigos.

Som
- Continua tendo como músicas aquelas baladinhas genéricas sem sal de sempre.
- Efeitos sonoros estão satisfatórios, todavia, nada de excepcional.
- As buzinas são as mesmas do TMF(Ctrl C + Ctrl V...).

Gráficos
- Os gráficos do TM2 são superiores a qualquer versão anterior e também é o único grande ponto forte do jogo, na minha opinião. Mas perde em comparação à alguns títulos recentes.
- Árvores são 2D.
- Danos cosméticos ao carro, não afetam o desempenho.
- Ponto positivo também para a geometria, complexa e realística como sempre.
- Por outro lado senti falta de opções para baixa qualidade - TM2 não é tão flexível como o TMF quanto às configurações de qualidade gráfica.

Editor
- Interface renovada, todas as opções ficam em uma barra. Menus abrem para cima.
- A quantidade imensa de blocos é ilusória: No TMUF havia muitos blocos com múltiplas variáveis, no TM2 lembro de apenas um único bloco com variáveis múltiplas.
- Também vale mencionar que os blocos são mais complexos e incluem vários elementos. No TMF cada elemento é separado permitindo mais possibilidades. No TM2 há um bloco para cada combinação. Ou diferença mínima em relação ao bloco padrão.
- Poucas opções de cenário.
- MediaTracker possui mais opções. Continua tendo vários bugs, os mesmos do TMF.
- Ponto positivo para os Scripts, não entendo nada disso, mas achei útil.
- Possui recurso de copiar e colar. Um recurso que vinha sendo pedido há anos e muito bem vindo. É fácil recortar e copiar um conjunto de blocos, mas tentar pôr um grupo grande de blocos de volta à pista pode ser um teste para a paciência.
- Blocos copiados podem ser salvos como um macrobloco para serem usados em outra pista.
- Modos Puzzle, Plataforma e Stunts não estão disponíveis.
- É necessário computar sombras ao salvar(obrigatório para publicá-las no TMX ou jogá-las Online). A opção "Very Fast" está desativada(mais um bug?). No meu PC(que atende os requisitos) as outras qualidades não funcionam e com o "Very Fast" indisponível só é possível salvar a pista para jogar no próprio PC. Por esse motivo já praticamente abandonei o TM2.

Jogabilidade
- Aprendizado fácil, poucas técnicas a dominar.
- É um caso de amor ou ódio. Opinião varia de jogador para jogador.
- Se assemelha bastante ao Stadium, um pouco mais leve, quase como o Island.
- Freio pouco eficiente. Prefiro chamá-lo de "tecla do drift". Praticamente qualquer curva pode ser feita com drift, até mesmo 180º. Para iniciar, um toque no freio, para tornar mais fechado, toques mais longos no freio. Perde-se pouca ou nenhuma velocidade.
- Perde o controle facilmente em terreno acidentado, chega a capotar. O feeling é o mesmo que descer uma montanha com o carro de Rally no TMUF. As estradas a nível de chão não são "lisas", frequentemente perde-se o controle.
- Reações do carro são pouco previsíveis.
- Leva um segundo para retomar o equilíbrio depois de uma curva. Não é legal para pistas travadas.
- Não favorece stunts e plataforma, jogabilidade precisa ser totalmente previsível para uma boa experiência nesses modos.
- Não possui Airbrake.
- Favorece FullSpeed, SpeedTech e VeryShorts.

Multiplayer
- Nada de novo, listas de servidores, rankings, ladder, laddercaps, interface, tudo igual ao TMF.
- Com o maior tamanho das tracks, o carregamento das pistas depende mais da velocidade da conexão do que o desempenho do PC. O carregamento das pistas é um pouco mais rápido que no TMF.

Modo Solo
- Campanha solo segue a mesma fórmula do TMNF. Requer conexão Online - limitação desnecessária.
- Modo oficial não cobra coppers, mas limita a uma tentativa a cada cinco minutos.
- Pistas não-Nadeo funcionam offline normalmente.



Opinião Final
TM2 é um dos muitos jogos lançados nos últimos tempos que só se salvam pelo gráfico. É um jogo fraco, enjoativo e incompleto. Não possui absolutamente nada que não pudesse ser um add-on para o TMF.
Chamar o TMF de "TM1" sugere que TM2 deveria ser um jogo novo. Errado! TM2 não passa de um TMF com um cenário diferente e gráficos melhorados.

Avaliação: 42%

Nenhum comentário:

Postar um comentário